quinta-feira, 29 de março de 2012

SEQUÊNCIA ( BRAILLE)



Justificativa:o jogo para a criança é o exercício é a preparação para a vida adulta tendo em vista que a criança aprende brincando e esse procedimento lúdico se faz necessário, principalmente na educação infantil onde a criança desenvolve as suas potencialidades.Enquanto a criança esta brincando,incorpora valores conceitos e conteúdos
Assim, devido a esses fatores propomos o uso do jogo para que alunos cegos possam também fazer uso desse recurso que acreditamos ser pertinente para que os mesmos assimilem e internalizem conceitos matemáticos de forma lúdica e prazerosa.
Conteúdo:Seqüência
Tema: Jogo de Dominó
Componente curricular: Matemática
Série: Pré- escola
Duração da aula:30 minutos
Objetivos: Estimular a socialização através do jogo;
 Comparar e identificar a maior ou menor quantidade do domino através do tato;
Trabalhar regras e limites;
Desenvolver o conceito organização espacial e dominância lateral
Desenvolvimento:No primeiro momento apresentaremos às crianças o dominó para que sintam através do tato como  é este  objeto pois, colocar a disposição materiais táteis, facilita a compreensão de determinados conceitos.A seguir, explicaremos quais serão as regras do jogo na qual participarão no primeiro momento quatro crianças.Vamos propor que joguem individualmente e, o aluno que irá iniciar o jogo será o que tiver a pedra maior.Para isso, terão que fazer uso do tato. A partir do jogador iniciante, os demais deverão seguir a seqüência que se dará pelo lado direito do jogador que iniciou o jogo. Sempre que necessário a professora mediará o jogo dando indicativos e lembretes das regras para que fique bem compreendido por eles.
Recursos: Jogo de dominó adaptado
Avaliação:Registraremos as considerações importantes sobre cada aluno observando  qual o tipo de intervenção e redirecionamento que se fizerem necessários em face da proposta educativa a ser adotada,  se estão assimilando o objetivo da brincadeira sendo que este deve ser o principal fator a ser considerado.

Referências bibliográficas
LOPES,Maria da Glória.Jogos na educação: criar, fazer, jogar. 4.ed.São Paulo: Cortez,2001

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