Justificativa:o jogo para a criança é o
exercício é a preparação para a vida adulta tendo em vista que a criança
aprende brincando e esse procedimento lúdico se faz necessário, principalmente
na educação infantil onde a criança desenvolve as suas potencialidades.Enquanto
a criança esta brincando,incorpora valores conceitos e conteúdos
Assim, devido a esses fatores propomos
o uso do jogo para que alunos cegos possam também fazer uso desse recurso que
acreditamos ser pertinente para que os mesmos assimilem e internalizem
conceitos matemáticos de forma lúdica e prazerosa.
Conteúdo:Seqüência
Tema: Jogo de Dominó
Componente curricular: Matemática
Série: Pré- escola
Duração da aula:30 minutos
Objetivos: Estimular a socialização através do
jogo;
Comparar e identificar a maior ou menor
quantidade do domino através do tato;
Trabalhar regras e limites;
Desenvolver o conceito organização
espacial e dominância lateral
Desenvolvimento:No primeiro momento apresentaremos às
crianças o dominó para que sintam através do tato como é este
objeto pois, colocar a disposição materiais táteis, facilita a
compreensão de determinados conceitos.A seguir, explicaremos quais serão as
regras do jogo na qual participarão no primeiro momento quatro crianças.Vamos
propor que joguem individualmente e, o aluno que irá iniciar o jogo será o que
tiver a pedra maior.Para isso, terão que fazer uso do tato. A partir do jogador
iniciante, os demais deverão seguir a seqüência que se dará pelo lado direito
do jogador que iniciou o jogo. Sempre que necessário a professora mediará o
jogo dando indicativos e lembretes das regras para que fique bem compreendido
por eles.
Recursos: Jogo de dominó adaptado
Avaliação:Registraremos as considerações
importantes sobre cada aluno observando
qual o tipo de intervenção e redirecionamento que se fizerem necessários
em face da proposta educativa a ser adotada,
se estão assimilando o objetivo da brincadeira sendo que este deve ser o
principal fator a ser considerado.
Referências
bibliográficas
LOPES,Maria
da Glória.Jogos na educação: criar, fazer, jogar. 4.ed.São Paulo: Cortez,2001
Nenhum comentário:
Postar um comentário