quinta-feira, 29 de março de 2012

-Cantinhos pedagógicos


1-Cantinhos pedagógicos
a)           Jogos:
 Esta proposta de cantinho pedagógico de jogos atenderá crianças de 0 a 6 anos
b)           Definição e finalidade do cantinho pedagógico:
O trabalho de criação dos cantinhos oferecem varias modalidades de organização de espaços no ambiente escolar, e em especial o de jogos, tem-se mostrado eficiente na pratica pedagógica com crianças de diferentes faixas etárias, produzindo excelentes resultados psicomotores. A tarefa pode abranger desde a confecção de jogos já conhecidos até a criação de novos jogos.
Os educadores muitas vezes se perdem e não conseguem mais atrair a atenção ou motivar seus alunos, pois se a criança mudou, o educador também precisa mudar.
É bem mais fácil e eficiente aprender por meio de jogos, e isso é valido para todas as idades, desde o maternal até a fase adulta. O jogo em si possui componentes do cotidiano e o envolvimento desperta o interessa das crianças que se torna sujeito ativo do processo de aprendizagem e a confecção dos próprios jogos é ainda muito mais emocionante do que apenas jogar.
Uma das principais características dos jogos é que por se constituir de um trabalho em grupo e principalmente na educação infantil, atende algumas necessidades sociais de inter relação, de respeito a regras , cooperação, o afetivo e o emocional, desenvolvimento da capacidade criadora, raciocínio lógico matemático, entre outros.
3- Processo de elaboração do cantinho pedagógico
o nosso grupo se organizou e dividimos tarefas para a confecção. Demos ênfase em utilizar materiais recicláveis , sobras de E.V.A. e o nosso custo foi mínimo.
Nos reunimos para a elaboração dos jogos nos fins de semana, pois além deste projeto tínhamos mais trabalhos a serem executados, no entanto, a troca de experiências e idéias foi gratificante.
Alguns jogos confeccionados foram: jogo da velha, jogo da memória, dominó, amarelinha,dama, boliche, quebra cabeça,twister e uno
5- Expectativas de aprendizagem
Dentre as competências e habilidades que serão desenvolvidas pelas crianças podemos destacar:
Ø    Raciocínio lógico- matemático;
Ø    Coordenação motora fina , por meio dos recortes, colagens e montagens( quebra- cabeça)
Ø    Organização espacial (quebra cabeça)
Ø    Atenção e concentração (jogo da memória)
Ø    Aceitação de regras e limites ( jogo da memória)
Ø    Conceito matemático (pareamento, divisão , área de retângulo, seriação nos jogos de dominó,amarelinha , da memória)
Ø     coordenação visomotora (jogo da memória)
Ø    lateralidade (jogo da velha)
Ø    cor, forma e equilíbrio ( twister e uno)
Ø    comparação entre números e quantidades (dominó)
Ø    percepção tátil (dominó)
6- orientações didáticas do educador
Cabe ao educador estar mediando, orientando e planejando no que diz respeito a organização dos tempos e espaços a serem utilizados por cada grupo de crianças como também para que elas aprendam a cuidar dos materiais de uso coletivo. Nesse sentido a roda de conversa é fundamental. O registro também é muito importante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário