1-Cantinhos
pedagógicos
a)
Jogos:
Esta proposta de cantinho pedagógico de jogos
atenderá crianças de 0 a 6 anos
b)
Definição
e finalidade do cantinho pedagógico:
O trabalho de
criação dos cantinhos oferecem varias modalidades de organização de espaços no
ambiente escolar, e em especial o de jogos, tem-se mostrado eficiente na
pratica pedagógica com crianças de diferentes faixas etárias, produzindo
excelentes resultados psicomotores. A tarefa pode abranger desde a confecção de
jogos já conhecidos até a criação de novos jogos.
Os educadores
muitas vezes se perdem e não conseguem mais atrair a atenção ou motivar seus
alunos, pois se a criança mudou, o educador também precisa mudar.
É bem mais
fácil e eficiente aprender por meio de jogos, e isso é valido para todas as
idades, desde o maternal até a fase adulta. O jogo em si possui componentes do
cotidiano e o envolvimento desperta o interessa das crianças que se torna
sujeito ativo do processo de aprendizagem e a confecção dos próprios jogos é
ainda muito mais emocionante do que apenas jogar.
Uma das
principais características dos jogos é que por se constituir de um trabalho em
grupo e principalmente na educação infantil, atende algumas necessidades
sociais de inter relação, de respeito a regras , cooperação, o afetivo e o
emocional, desenvolvimento da capacidade criadora, raciocínio lógico
matemático, entre outros.
3- Processo
de elaboração do cantinho pedagógico
o nosso grupo
se organizou e dividimos tarefas para a confecção. Demos ênfase em utilizar
materiais recicláveis , sobras de E.V.A. e o nosso custo foi mínimo.
Nos reunimos
para a elaboração dos jogos nos fins de semana, pois além deste projeto
tínhamos mais trabalhos a serem executados, no entanto, a troca de experiências
e idéias foi gratificante.
Alguns jogos
confeccionados foram: jogo da velha, jogo da memória, dominó, amarelinha,dama,
boliche, quebra cabeça,twister e uno
5-
Expectativas de aprendizagem
Dentre as
competências e habilidades que serão desenvolvidas pelas crianças podemos
destacar:
Ø
Raciocínio
lógico- matemático;
Ø
Coordenação
motora fina , por meio dos recortes, colagens e montagens( quebra- cabeça)
Ø
Organização
espacial (quebra cabeça)
Ø
Atenção
e concentração (jogo da memória)
Ø
Aceitação
de regras e limites ( jogo da memória)
Ø
Conceito
matemático (pareamento, divisão , área de retângulo, seriação nos jogos de
dominó,amarelinha , da memória)
Ø
coordenação visomotora (jogo da memória)
Ø
lateralidade
(jogo da velha)
Ø
cor,
forma e equilíbrio ( twister e uno)
Ø
comparação
entre números e quantidades (dominó)
Ø
percepção
tátil (dominó)
6-
orientações didáticas do educador
Cabe ao
educador estar mediando, orientando e planejando no que diz respeito a
organização dos tempos e espaços a serem utilizados por cada grupo de crianças
como também para que elas aprendam a cuidar dos materiais de uso coletivo.
Nesse sentido a roda de conversa é fundamental. O registro também é muito
importante.
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