quinta-feira, 29 de março de 2012

LEITURA- CONTOS INDÍGENAS





            a) Tipo de Leitura: leitura compartilhada e debate.

            b) Objetivos:
- Descobrir as relações entre o texto e as imagens.
- Confrontar com os colegas as diferentes interpretações de um mesmo verso
- Expressar sentimentos, idéias e opiniões a partir da leitura.
- Desenvolver as habilidades de leitura (antecipação, seleção, inferência, verificação).

c) Conteúdo: leitura e produção de texto
d) Ano: 1ºano
e) Tempo: 3 aulas
f) Material necessário:

-                                 livro: A Lenda do guaraná – Mitos dos índios sateré-maué
-                                 data-show
-                                 cartazes

g) Desenvolvimento:

                        1ª ETAPA:
Será feita uma leitura prévia do livro. A sala de leitura será preparada para receber as crianças com alguns objetos indígenas. A professora  também estará caracterizada com as vestimentas indígenas. Pedir para que as crianças se sentem no chão e apresentar o título do livro.

                        2ª ETAPA: Explicar qual é o gênero (lenda) e por que ele foi escolhido (cultura indígena).A apresentação será feita no data show e para tanto começaremos pela capa e o título. Perguntar se eles acharam da capa, o que é lenda, se eles sabem o que é mito e o que eles acham que significa a apresentação da capa (folhas e olhos na cabeça do índio) Deixar as crianças emitirem suas impressões espontaneamente ao observarem a capa. Possibilitar que eles relacionem capa e título.

                        3ª ETAPA: Comunicar as crianças que primeiro iremos ver a apresentação (configurado no power point) onde será feita a leitura.Avisar que você fará uma primeira leitura e que ninguém deverá interromper (para construir um sentido global da obra) e apresentará as ilustrações e que depois farão os comentários juntos.

4ª ETAPA: Após a leitura, abrir o debate.Qem são as pessoas?, O que aconteceu? Com quem? porque eles fizeram isso?Vocês acharam correto? O que vocês fariam no lugar da autora ?  Por quê? (escrever na lousa em cartaz  as inferências feitas pelas crianças – “professor como escriba”). Outra intervenção pode ser a releitura para buscar pistas, quando surgem interpretações diferentes.

                        5ª ETAPA: Faremos uma pesquisa sobre a história dos índios “sateré”.

 Avaliação.  A avaliação será feita com uma produção textual onde eles possam mudar o final da história como também confeccionaremos um livro em grupo que ao final será apresentado na feira cultural da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário