a)
Tipo de Leitura: leitura compartilhada e debate.
b)
Objetivos:
- Descobrir as
relações entre o texto e as imagens.
- Confrontar
com os colegas as diferentes interpretações de um mesmo verso
- Expressar
sentimentos, idéias e opiniões a partir da leitura.
- Desenvolver
as habilidades de leitura (antecipação, seleção, inferência, verificação).
c) Conteúdo: leitura e produção de texto
d) Ano: 1ºano
e) Tempo: 3 aulas
f) Material necessário:
-
livro: A
Lenda do guaraná – Mitos dos índios sateré-maué
-
data-show
-
cartazes
g) Desenvolvimento:
1ª ETAPA:
Será feita uma
leitura prévia do livro. A sala de leitura será preparada para receber as
crianças com alguns objetos indígenas. A professora também estará caracterizada com as vestimentas
indígenas. Pedir para que as crianças se sentem no chão e apresentar o título
do livro.
2ª ETAPA: Explicar qual
é o gênero (lenda) e por que ele foi escolhido (cultura indígena).A
apresentação será feita no data show e para tanto começaremos pela capa e o
título. Perguntar se eles acharam da capa, o que é lenda, se eles sabem o que é
mito e o que eles acham que significa a apresentação da capa (folhas e olhos na
cabeça do índio) Deixar as crianças emitirem suas impressões espontaneamente ao
observarem a capa. Possibilitar que eles relacionem capa e título.
3ª ETAPA: Comunicar as
crianças que primeiro iremos ver a apresentação (configurado no power point)
onde será feita a leitura.Avisar que você fará uma primeira leitura e que
ninguém deverá interromper (para construir um sentido global da obra) e
apresentará as ilustrações e que depois farão os comentários juntos.
4ª ETAPA: Após
a leitura, abrir o debate.Qem são as pessoas?, O que aconteceu? Com quem?
porque eles fizeram isso?Vocês acharam correto? O que vocês fariam no lugar da
autora ? Por quê? (escrever na lousa em
cartaz as inferências feitas pelas
crianças – “professor como escriba”).
Outra intervenção pode ser a releitura para buscar pistas, quando surgem
interpretações diferentes.
5ª ETAPA: Faremos uma
pesquisa sobre a história dos índios “sateré”.
Avaliação.
A avaliação será feita com uma produção textual onde eles possam mudar o
final da história como também confeccionaremos um livro em grupo que ao final
será apresentado na feira cultural da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário